A Essência da Adoração

Entender o verdadeiro sentido da adoração transcende o significado do dicionário, que define como um amor extremo, um gostar muitíssimo. A palavra de Deus mostra exemplos de grande adoradores que tiveram experiências sobrenaturais e de grande intimidade com Deus. Costuma-se relacionar a adoração com músicas, danças e outros gestos, porém a adoração ao criador é muito mais ampla que isso.
Adoração não se limita a um gesto ou comportamento isolado, a melhor definição é :

“Adoração é um estilo de vida”

Quando nos aprofundamos no estudo da palavra de Deus e refletimos sobre as estórias de grandes personagens bíblicos que alcançaram determinada intimidade com o criador, percebemos que o maior gesto de amor que se pode oferecer não é o sacrifício e sim a obediência. Nada toca mais o coração de Deus do que aquele que constrói sua casa na rocha e vive as promessas e verdades da bíblia. Quando se entende o significado de “intimidade com o criador”, todas as preocupações do mundo moderno tornam-se fúteis e o adorador passa a ter grandes experiências espirituais que acabam refletidas na sua vida secular.

A adoração reflete-se num comportamento diferente e numa postura de vida onde o adorador passa a vigiar e tomar uma posição muito mais radical em relação ao pecado pois ele sabe que isso fere o coração de Deus. Muitos confundem adorar com “louvar”, o povo de Israel realizava festas e havia muito “louvor” com danças e instrumentos musicais, havia louvor pela colheita, pelas bênçãos e por diversos outros motivos. A adoração vai muito além disso pois trata-se de um sentimento de entrega e amor ao criador, que se reflete em comportamentos e gestos que demostram uma profunda admiração e temor a Deus. Jesus disse à mulher de Samaria: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4:23. De acordo com o dicionário Vine, a palavra grega que é traduzida aqui como “procura” pode significar “esforçar-se por obter ou desejar”, (Mateus 12:46-47, Lucas 9:9), “requerer, pedir ou exigir”, (Lucas 12:48, 1 Coríntios 4:2) e “informar-se, querer, perguntar e investigar” (João 16:19, Atos 9:11). Tendo como base a própria palavra de Deus deduzimos que adoradores de verdade não são uma coisa “fácil” de se encontrar.

Se o homem é formado de corpo, alma e espírito, fica claro que a adoração é uma ligação direta entre o homem e seu espírito, podemos agora entender claramente a diferença entre o louvor, pois muitas vezes o louvor está ligado com nossos sentimentos,com nossa alma, mas nosso espírito está distante. É plenamente possível participar de um culto de louvor com o espírito distante de Deus, porém é impossível adorá-lo desta maneira.

Deus procura os verdadeiros adoradores! Ele não está procurando pessoas que simplemente vão à igreja. Nem busca apenas pessoas para fazerem a limpeza da igreja ou cantam no coral. Nem simplesmente procura professores da Escola Dominical, pianistas ou porteiros. Não, Deus está à procura de adoradores!

Estamos vivendo dias onde a humanidade tem cometido os mesmos erros do passado, o que já era de esperar , pois Eclesiastes 1,9-10 diz: “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. 10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós”. Nossa única solução é integrar-se ao plano de salvação,somos chamados por Cristo para sermos o corpo, e temos uma missão a cumprir.

Marcos 16,15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

O maior testemunho de um adorador é sua vida e sua entrega. Ganhar almas para Jesus é o grande objetivo e a maior evangelização não se faz com palavras e sim com o exemplo. Levar os outros a conhecer o “Deus criador de todas as coisas” através do nosso comportamento é o maior presente que podemos levar a todos aqueles que ainda não o conhecem. Quando nós conhecemos verdadeiramente nosso Deus e nos apaixonamos por ele queremos que todos compartilhem deste sentimento envolvente e transformador.

O ministro é aquele que entende seu papel e busca mais intimidade com Deus para ser verdadeiramente um instrumento.

Que o nosso ministério possa entender sua chamada e crescer em maturidade espiritual, pois estamos num campo de batalha e como em toda guerra devemos estar preparados para os diversos combates.

“Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”
(Ap 5.13).

Que possamos fazer de nossas vidas nossa maior adoração…
Conheça mais de perto o criador e apaixone-se por ele…

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”. (Jó 42:5).

Fábio Márcio Miranda
Ministério de Louvor Divina Fé em Cristo

Anúncios
Published in: on 11/26/2010 at 12:20  Comments (20)  

The URI to TrackBack this entry is: https://fabiomarcio7.wordpress.com/2010/11/26/a-essencia-da-adoracao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

20 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muito boa a mensagem , e é oque não estamos conseguindo encontrar em nossos dias , muitos grupos de louvor , bandas , acabam se frustrando por não ser um grupo de adoradores e sim mais uma banda . Sejamos como Davi , um adorador por excelencia , ele não se importava em estar só no campo cuidando das ovelhas , pois ali ele podia adorar a DEUS com sua sinceridade , ser verdadeiro diante de DEUS , a maior parte dos Salmos foi escrito por Davi , Davi se preocupava em ser obediente a DEUS , fazer sua vontade. Hoje , procuramos mais entendimento musical , notas , instrumentos e acabamos esquecendo o principal objetivo de tudo isso , entregar ADORAÇAO a DEUS , cantar canticos de agradecimentos , nenhum outro ser vivo tem esse previlégio , somos contemplados por dr louvores a DEUS , façamos como está escrito :“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4:23 , agradeço a DEUS por essa mensagem , e por saber que existem adoradores verdadeiros . . . DEUS ABENÇOE A TODOS !

  2. Achei este Blog através do Blog da UFRJ, de igual qualidade, muito bom, sem dúvida, um dos melhores blogs cristãos que já vi.

    • Prezado Felipe. Pelo fato do Licenciados em graduação ser um blog pessoal eu coloquei um link para o meu primeiro blog cristão, onde posto estudos teológicos e voltados para assuntos sobre ministério de louvor. Ele é feito com muito carinho, espero que goste. Deus nos abençoe.

  3. Não esperava essas palavras de você fábio, me surpreendeu bastante!
    Lindas suas palavras e, apesar de eu participar de outra forma de fé (hinduísmo), admiro sua devoção e sua dedicação, o verdadeiro caminho para Deus.
    Em sânscrito a palavra pra esse tipo de adoração é “Bhakti”, prática (bhakti yoga) que envolve puro amor e comunhão com o divino.

    Abraço fraterno,
    Romulo (o cara que era do IME e troca de cursos na ufrj todo ano)

    • Valeu Romulo, verdadeiramente temos que atentar para o único cara que tem “moral” para dizer algo sobre o mundo espirutual, que é Jesus Cristo, este espaço fala um pouquinho do próprio Deus encarnado nos ensinando e disponibilizando o “manual do usuário” para errarmos menos e entender o significado da existência. Jesus verdadeiramente provou ser o filho de Deus e seu túmulo hoje está literalmente vazio, marcou a história e provocou um marco na humamanidade nos ensinando como verdadeiramente DEUS é e o que ele espera de cada um de nós. Queria falar com voce o maior tempão, desde o dia da matrícula tem um pen drive e uma chave sua que você esqueceu aqui na DRE, mandei um e-mail mas você também não respondeu, aparece por aqui. Fica na paz.

  4. Fabio.Que o SR. te abençôe ! Parabéns continue buscando e ele te revelara coisas lindas e marsvilhosas a qual não sabes.

  5. pessoas que tem o talento de deus faz a diferença, a onde estive,

  6. amei. e gostaria de aprender cada vez mas. pois faço parte de grupo de louvor e quero aprender ministrar no louvor o que é que eu faço?

  7. Obrigado Jesus Cristo, por eu poder fazer este agradecimento.
    Prezado Irmão em Cristo Fabio Marcio; comecei agradecendo a Deus, pois, pela misericórdia e graça, Ele te deu um dom e você o está usando para edificar a verdadeira Igreja de Cristo, que está em cada um de nós, como também aconteceu com os apóstolos. O irmão e apóstolo Paulo, navegava num barco entre os mares para que a verdadeira palavra de Deus chega-se aos judeus e gentios e você navega no blog para na internet levar aos gentios e judeus a verdadeira palavra de Deus. Vim hoje procurar um tema e tenho certeza que foi Jesus Cristo, como sempre faz, me fez chegar ao teu blog. Saio Feliz e edificado, pois, imprimi muito material para meditar na palavra de Deus. Que nosso senhor Jesus Cristo o continue abençoando e sei que o teu nome está sendo soletrado para compor um dia a relação dos fiéis filhos de Deus que estarão relacionados nas páginas do livro da Vida. Um dia quero conhecê-lo pessoalmente. Não sei se vai ser no mundo dos homens, mas. oro e quero manter a certeza de estaremos nos cumprimentando nos céus.
    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Mateus 7:21
    Amém.

  8. amados a minha alma se alegra de ouvir tais coisas, preciso aprender a honrar, louvar a deixar que Deus o cridaor domini minha vida por completo totalmente e sem reservas ´só assim vou crescer nesta intimidade e o meu andar com Cristo será a minha completa ministração , que Deus continuiiii… abençoando este ministério

  9. Dou glórias a Deus por essa mensagem e por saber que Deus desperta os seus filhos para a verdadeira adoração. Creio que essa mensagem veio direto da parte do nosso Senhor Jesus Cristo, e me edificou muito. A cada dia vejo que Deus faz jorrar de dentro dos corações dos seus filhos a água que jorra para a vida eterna, que nos traz alegria em sua salvação.
    Sou grato meu irmão.
    A paz do Senhor Jesus Cristo.

    • meu amado tudo que precisamos e ouvir revelações tão profundas para nossas alma…. O mundo passa por um momento tão horrivel ,seco,sem graça muita dor sofrimento é quase que impossivel não olhar as noticias ler os jornais e ver estampado em todos os meios de comunicação um caos total… então entendo que o Jesus cristo esta voltando e o homem mais distante de DEUS….Mas aquele que da ouvidos as preciosas palavras do trono de Deus , sim este sim estão mais proximos do Senhor…. Ele seja louvado…graça e paz.

  10. É BOM DE MAIS ADORAR ESSE DEUS MARAVILHOSO E GRANDIOSO… TODA GLORIA E LOUVOR AO NOSSO DEUS VIVO…

  11. PAPAI É BOM DE MAIS E É LINDO E BRILHANTE E FORMOSO…

  12. ELE TE FORMO,E TE DEU A SUA VIDA POR VOCÊ,ELE SÓ QUER,O SEU CORAÇÃO E ADORAÇÃO…

  13. ADORA ELE DE TODO O SEU CORAÇÃO…

  14. Parabéns a você que escreve nessa página. Podemos ver claramente o reflexo de Cristo na sua vida, sem o qual seria impossível ser usado de tremenda forma. Que Deus continue usado você e que você possa continuar sendo benção na vida das pessoas como foi na minha. Abraço!

  15. Bom dia a paz. Estava buscando o verdadeiro significado da palavra Adoração, e me deparei com esse artigo. E confesso que fiquei surpresa, e ao mesmo tempo impactada. Estamos vivenso em uma geração, onde as boas referências estão em falta. A nossa juventude não tem em quem se espelhar, e eles não estão vendo o grande Deus, que por seu amor entregou o seu único filho. E na grande maioria das vezes, nós somos os maiores culpados por isso. Espero, creio e oro. Para que todas as pessoas que lerem esse artigo, sejam e fiquem constranfidos pelo espírito Santo

  16. Como muitos entrei para obter alguma informação sobre um curso de graduação da UFRJ e me deparei com esse blog, no que posso dizer e que acredito, um milagre e sinal de Deus… com certeza Ele está em cada detalhes de nossas vidas… Deus te abençoe cada dia mais e mais…

  17. seo search

    A Essência da Adoração | Apaixonado pelo Criador


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: